sistemas penitenciarios
Teve sua origem, em 1681, na Colônia da Pensilvânia¹. Possuía o objetivo de abrandar a rigorosidade do sistema penal inglês, ou seja, acabar com as penas corporais e mutilantes, substituindo-as por privação de liberdade e trabalhos forçados. E adotando a pena de morte no caso exclusivo de homicídio. _________________________
¹ À época, uma das Treze Colônias inglesas na América. No entanto, em 1786, houve outra alteração no sistema, o qual optou por abolir o trabalho forçado, permanecendo apenas o encarceramento.
As principais características desse sistema são: o isolamento do preso numa cela; a oração e a abstinência total de bebidas alcoólicas.
Como é notório observar, esse sistema contém forte influência teológica, embora apresentasse também influências do Howard e de Beccaria, pensadores iluministas.
Na visão do sistema, a religião era imprescindível ao preso, pois era considerada a ferramenta que o recuperaria. O isolamento, então, era explicado por esse pensamento, uma vez que a solidão o faria ter tempo para meditar e orar.
Esse isolamento, contudo, passava ser um martírio ao condenado, que não via possibilidades de se ressocializar através dessa prática. Conferindo, apenas, um caráter de purificação à pena.
Anúncios Google
3. SISTEMA PENITENCIÁRIO AUBURNIANO
Com a tentativa de ser mais eficaz e mais econômico do que o sistema pensilvânico, surgiu o sistema auburniano, em 1816, com a construção da prisão de Auburn, a qual possuía uma estrutura jamais vista até então. Ela continha divisões estruturais para atender aos diversos níveis de delinquentes.
A primeira ala era a mais isolada, encontrando-se nela os presos