SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAIS
Caçador
2015
1 SISTEMAS OPERACIONAIS
1.1 CONCEITOS
Um sistema operacional tem a função de organizar e gerenciar os hardwares e programas voltados ao usuário, além de adequar a interface com o usuário através de comandos.
Segundo Deitel (1992, p.3):
Vemos um sistema operacional como os programas, implementos com software ou firmware, que tornam o hardware utilizável. O hardware oferece capacidade computacional bruta. Os sistemas operacionais disponibilizam convenientemente tais capacidades aos usuários, gerenciando perfeitamente o hardware para que se obtenha uma performance adequada.
As interfaces utilizadas pelos sistemas operacionais podem ser através da linha de comando, onde o usuário digita os comando no teclado, ou a interface com comandos realizados por meio do mouse.
A figura abaixo demonstra o funcionamento de um sistema operacional.
Figura Estrutura de um computador típico
Fonte:< http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/lib/exe/fetch.php/so:so-cap01.pdf>
1.2 OBJETIVOS
Os sistemas operacionais tem como principais objetivos:
Oferecer ao usuário uma interface com forma simples e clara;
Fazer com que os recursos existentes sejam utilizados com maior eficiência;
Organizar e manter os sistemas de arquivo em disco, além de dar segurança aos dados armazenados;
1.3 HISTÓRICO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
As primeiras interfaces dos sistemas operacionais eram baseados em linhas de comando, ou seja, palavras chaves que permitiam e a comunicação entre o homem e a máquina chamado de Interface Humano-Computador (IHC).
Hoje em dia as interfaces por meio de linha de comando perderam espaço para as interfaces gráficas, onde estas fornecem uma utilização mais fácil e intuitiva, pois são controladas por menus suspensos e caixas de diálogo, popularizada pela Macintosh.
Os primeiros computadores não funcionavam por meio de uma interface ao usuário, pois no início da