Politicas Socias Port Ind
1 INTRODUÇÃO 3
2 BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO 4
2.TIPOS DE PLANEJAMENTO 4
2.1. Planejamento Tecnocrático 4
2.2 Planejamento Participativo 4
2.3 Planejamento Estratégico 4
3 CONCEITO E ORIGEM DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA 5
3.1 Politicas Sociais até a Constituição........................................................................7
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Desde pequeno somos educados para ser organizado. Temos horário para acordar, ir á escola, fazer atividades de casa, almoçar, brincar, dormir, etc. Se não for dado a devido atenção á determinada tarefa, cumprindo horários, ficaremos prejudicados com o tempo em relação á outra.
Assim é na vida profissional, ainda mais no serviço social, pois somos instigados a criar planos e formas de combater as expressões da questão social, frente às demandas que vem se arrastando a longo tempo, como novas, que surgem como conseguência das mudanças culturais, econômicas e políticas.
No âmbito profissional planejar se torna algo indispensável e complexo. Através do planejamento podem-se ordenar os pensamentos e agir com segurança, visando a melhor distribuição dos recursos disponíveis.
O assistente social, como um dos atores envolvidos na formulação das políticas sociais, precisa de um direcionamento, precisa agir metodicamente para que tenha uma função prática, assim legitimando o seu exercício, operacionalizando e garantindo direitos sociais.
Veremos o processo histórico do planejamento no Brasil, seus rumos e suas principais vertentes: tecnocrática, participativa e estratégica. Entender a importância do planejamento para o profissional da assistência social e se apoderar de seus conceitos e características.
2 BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
.A história do planejamento está diretamente relacionada ao desenvolvimento científico e processo de industrialização, no período que vai do