Sistemas Operacionais
Os softwares são a parte lógica do sistema de computação. Ele é composto por um ou mais programas (conjunto de instruções) que capacitam o hardware a realizar tarefas específicas.
Os softwares podem ser divididos em duas categorias principais:
Software de aplicação: consiste nos programas para executar tarefas específicas para a utilização da máquina. Exemplos de software de aplicação incluem: editores de planilhas, banco de dados, software de desenvolvimento de programas e jogos.
Software de sistema: age basicamente como intermediário entre o hardware e os programas de aplicativos. Ou seja, ´e a classe de programas que controla e d´a suporte ao hardware e suas atividades de processamento de informações.
>> Introdução a Sistemas Operacionais
O software de sistema mais importante é chamado sistema operacional.
Um sistema operacional tem as seguintes funções:
Gerenciar os recursos do computador, tais como, reconhecer a entrada do teclado, enviar os dados para a tela do monitor, mantendo o controle dos arquivos e diretórios no disco rígido e controlar os demais dispositivos periféricos, como impressoras, mouses, webcam e etc.
Garantir que diferentes programas e usuários possam executar tarefas ao mesmo tempo sem interferirem uns com os outros.
Estabelece uma interface com o usuário (linha de comando ou gráfica).
Provê e executa serviços para que os softwares aplicativos possam rodar. Por exemplo, acessar arquivos, disponibilizar memória e CPU.
>> Estrutura de um Sistemas Operacionais
Alguns dos componentes mais relevantes de um sistema operacional típico são:
Kernel (núcleo): É responsável pela gerência dos recursos do hardware e distribui os recursos do sistema;
Drivers: módulos de código específicos para acessar os dispositivos físicos.
Programas utilitários: são programas que facilitam o uso do sistema computacional, fornecendo funcionalidades complementares ao n´núcleo, como formatação de discos e