Sistemas operacionais
Os sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês e SO, em português) são os softwares básicos de um computador. São eles que regulam as trocas de informação entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e o processador, os periféricos (impressoras, câmeras digitais) e os outros programas que rodam sobre o SO, chamados de aplicativos.
O SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construção: não determinam o uso final do produto, mas condicionam uma série de características, possibilidades e limitações. Entre as características mais marcantes de um sistema operacional está a interface com o usuário.
Atualmente vem crescendo o número de aplicativos baseados na Web juntamente com SO online que são muito úteis devido ao fato de que eles podem ser utilizados a partir de qualquer computador sem ter que baixar ou instalar nada. Desde o lançamento do Google Chrome OS , temos visto um monte de soluções de computação em nuvem que vêm e vão.
Computação em nuvem (cloud computing) é um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer os mesmos serviços de um sistema operacional, ou parte deles. Esta tecnologia consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas na internet ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos), tendo-se assim acesso remoto, de qualquer lugar, por isso a alusão à nuvem.
Serviços como o Dropbox , iDriveSync oferecem uma quantidade razoável de armazenamento on-line , enquanto o Windows Live SkyDrive tem como objetivo criar um disco rígido online com 25 GB de espaço de armazenamento online gratuito.
Mas, na realidade, é mais do que o armazenamento que se precisa para trabalhos diários de computação. Com a crescente evolução da internet, podemos hoje em dia estar acessando uma grande quantidade de conteúdo graças as conexões de banda larga facilitando assim a criação do conceito de Sistemas Operacionais