Sistemas Operacionais
Prof. Rabay
1. Considere um sistema de troca de processos entre a memória e o disco no qual a memória é constituída dos seguintes tamanhos de lacunas (dados em KB) em ordem na memória: 10, 4, 20,18, 7, 9 , 12 e 15. Qual lacuna é tomada pelas solicitações do segmento de (a) 12, (b) 10 e (c) 9; para o first fit. Repita a questão para o best fit e o worst fit.
RESPOSTA: First fit toma 20 KB, 10 KB, 18KB. Best fit toma 12 KB, 10 KB,e 9 KB. Worst fit toma 20 KB, 18KB, e 15 KB. Next fit toma 20KB, 18 KB, e 9KB. 2. Alguns sistemas operacionais fornecem uma chamada de sistema rename para atribuir um novo nome a um arquivo. Há uma diferença entre usar esta chamada para dar um novo nome a um arquivo e apenas copiá-lo para um novo arquivo com o novo nome e depois remover o antigo?
REPOSTA: Para o usuário Final não, logo que é um processo imperceptível, mas a nível computacional sim, logo que somente renomear de fato um arquivo somente será feita alterações nos blocos que contem este nome, e remover um arquivo e criar outro com o mesmo conteúdo é um processo mais “burocrático”. Também vale destacar que criando um novo arquivo ele estará em outra posição na memória secundária.
3. A alocação contígua de arquivos leva a uma fragmentação do disco conforme mencionado na matéria, pois alguns espaços do último bloco do disco serão desperdiçados nos arquivos cujo tamanho não corresponda a um número integral de blocos. Essa fragmentação é externa ou interna? Explique.
RESPOSTA: Fragmentação externa, pois se trata da fragmentação do disco como um todo e não dentro de apenas um bloco.
4. Qual a diferença da alocação estática e dinâmica de memória?
RESPOSTA: A memória dinâmica tem uma grande vantagem (essencial para a execução de qualquer programa): você não precisa saber inicialmente quanto de memória o seu programa irá precisar, e essa informação é geralmente difícil, ou impossível de se obter antes de se executar o programa.
A