Sistemas operacionais
Operacionais
* Definição de Sistema Operacional (S.O)
Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções re-escritas para cada aplicativo.
Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT e 2000, OS 2, MacOS, entre outros.
. Kernel
É um componente do sistema operacional; ele é o grande responsável por fazer a interação entre o hardware e o software. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.
É ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.
Ou seja, o Kernel é o núcleo do S.O.
* Diferença entre Interface gráfica e Interface de linhas de comandos
Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa. Já A linha de comando é uma interface de usuário para um sistema operacional de computador que permite que o usuário digite comandos e obtenha respostas diretamente a partir do sistema.
Interface gráfica do Windows7
Interface de linha de comandos/ Prompt de comando do Windows (CMD)
* Plug and play
A tecnologia Plug and Play (PnP) , que significa “ligar e usar”, foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a