Antiga estação ponte d’uchôa - recife - pe
ANTIGA ESTAÇÃO PONTE D’UCHÔA - RECIFE - PE Estação era utilizada nos primeiros trens de subúrbio do Recife, linhas que depois foram incorporadas pelo sistema de bondes, conforme o crescimento do tecido urbano da cidade. A Velha estação, resiste até os dias de hoje, em menor plano, vemos uma foto antiga, da coleção de Allen Morrison, que mostra a mesma estação em tempos mais remotos. Foi construída no Século XIX. Antiga estação de bondes, Ponte D"Uchôa
HISTÓRIA
Ponte d'Uchoa é a denominação de uma antiga localidade, no Recife. Atualmente resume-se quase que apenas a um monumento preservado da estação de bondes existente nessa localidade.
O nome Ponte d'Uchoa está relacionado ao senhor de engenho Antônio Borges Uchôa, do Engenho da Torre, que viveu no século XVII. Após a expulsão dos holandeses, em 1654, para permitir acesso à outra margem do Rio Capibaribe, onde moravam parentes seus, ele construiu uma ponte, que ficou conhecida como Ponte d'Uchoa, e assim ficou denominada a área adjacente à outra margem do rio que fazia ligação por ponte a sua propriedade.
Em 1865 ali foi construída, pela Empresa de Trilhos Urbanos, uma estação para os primeiros bondes do Recife, chamados Maxambombas. A estação recebeu o nome do lugar.
Em 1867 o controle sobre a estação foi transferido para a Brazilian Street Railway.
A Maxambomba percorreu os trilhos do Recife até 1915.
Em 1916 a empresa Pernambuco Tramways & Power Company, detentora das linhas de bondes e de distribuição de eletricidade do Recife, assumiu a estação.
Em 1968, quando já não havia bondes e por conta da transferência da distribuição de eletricidade para a Celpe - Companhia de Eletricidade de Pernambuco, o controle sobre a estação também passou de mão.
Passou a ser uma parada de ônibus, até 2003, quando também essa parada foi transferida, para facilitar o trânsito no local.
Em 1865 ali foi construída, pela Empresa de Trilhos Urbanos, uma estação para os primeiros