Sistemas Operacionais
Professor(a): Paulo Alexandre Serra Coucello da Fonseca
Sistemas Operacionais
SISTEMA DE ARQUIVOS
Introdução
O armazenamento e a recuperação de dados é uma atividade essencial para qualquer tipo de aplicação. Um processo deve ser capaz de ler e gravar de forma permanente grande volume de dados em dispositivos como fitas e discos, além de poder compartilhá-los com outros processos. A maneira pela qual o SO estrutura e organiza esses dados é através da implementação de arquivos.
Os arquivos são gerenciados pelo SO de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo. A parte do sistema responsável por essa gerência é denominada sistema de arquivos. O sistema de arquivos é a parte mais visível de um SO, pois a manipulação de arquivos é uma atividade frequentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de forma uniforme, independentemente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
Arquivos
Um arquivo é constituído por informações logicamente relacionadas. Estas informações podem representar instruções ou dados. Na realidade, um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista. A partir dessa definição, o conteúdo do arquivo pode ser manipulado seguindo conceitos preestabelecidos. Os arquivos são armazenados pelo SO em diferentes dispositivos físicos, como fitas magnéticas, discos magnéticos e discos ópticos. O tipo de dispositivo no qual o arquivo é armazenado deve ser isolado pelo SO, de forma que exista uma independência entre os arquivos a serem manipulados e o meio de armazenamento.
Um arquivo é identificado por um nome, composto por uma sequência de caracteres. Em alguns sistemas de arquivos é feita distinção entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Regras como extensão máxima do nome e quais são os caracteres válidos também podem variar.
Em alguns SOs, a identificação de um arquivo é composta por