Sistemas operacionais móveis
Segundo Tanembaum (2008), sistema operacional é um software cujo trabalho é gerenciar um ou mais processadores, memória principal, discos, interfaces de rede e outros dispositivos de entrada e saída, e fornecer aos programas do usuário uma interface com hardware mais simples.
1.1 IOS
Lançado em 29 de junho de 2007 juntamente com iPhone, o iPhone Operation System (OS) é um sistema operacional para dispositivos móveis mantido pela Apple Inc e foi desenvolvido originalmente para operar em iPhones. (CAZAROTI, 2010)
Em 2010, durante o Worldwide Developers Conference Keynote a Apple anunciou, juntamente com o iPhone 4 e seus novos recursos, um novo nome para o sistema operacional iPhone OS. O sistema operacional que agora iria também embarcado em outros dispositivos da Apple (Ipods, Ipads, Apple Tvs), passaria a chamar-se iOS. (LOWE, 2010)
O iOS já está entre os mais antigos sistemas operacionais móveis com desenvolvimento ativo atualmente. Certamente isto não significa que o iOS seja um sistema obsoleto, muito pelo contrário. Através das melhorias realizadas ao longo dos anos, a Apple tornou o iOS uma das plataformas mais ricas em recursos existente no mercado mundial. (BOHN, 2011)
Segundo Bohn (2011) devido a ausência de alguns recursos, a primeira versão do iOS foi considerada uma versão coadjuvante, pois não suportava acesso a rede 3G, não possuía suporte multitarefas, não possibilitava a personalização da sua tela inicial e nem mesmo permitia que o usuário copiasse ou colasse um texto - recursos estes já disponíveis em outros sistemas operacionais móveis como Windows Mobile, Symbian, Black Berry e Palm OS. No entanto a Apple estava focada em obter um sistema operacional rápido, com alta compatibilidade entre aplicativos e um sistema operacional radicalmente inovador que proporcionasse uma experiência única ao usuário.
Buster (2011) diz que no início Steve Jobs incentivou aos desenvolvedores programarem