Sistemas Operacionais Moveis
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre de Sistemas Operacionais para dispositivos móveis. Foram selecionados 3 (três) plataformas são elas:
iOS - Apple;
Android - Google;
Windows Mobile (Windows Phone 7) - Microsoft.
Iremos apontar algumas características de funcionamento bem como iremos traçar um breve comparativo entre os Sistemas Operacionais Tradicionais e Sistemas Operacionais para dispositivos Móveis.
Conhecendo os Sistemas
iOS (Apple)
O sistema operacional foi lançado com o iPhone na "Macworld Conference & Expo" em 09 de Janeiro de 2007, e lançado no mês de junho. Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos web que "se comportam como aplicações nativas no iPhone". Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa estava desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-la nas "mãos dos desenvolvedores". Em 6 de março de 2008, a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome para o sistema operacional: o "iPhone OS". A rápida venda de Dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. A Apple também vendeu mais de um milhão de iPhone durante uma temporada de feriados de 2007. Em 27 de janeiro de 2010, a Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone e iPod Touch, e projetado para navegar na web, o consumo de mídia, e da leitura iBooks. O nome "iOS" foi usado pela Cisco. Para evitar qualquer ação judicial em potencial, a Apple licenciou o "iOS" uma marca registrada da Cisco.
Nos dias atuais o iOS está na versão 5.1, e é utilizado no iPhone, iPad, iPod Touch e Apple TV, tem boa integração com Windows e macOS por intermédio do iTunes, que é utilizado para colocar músicas e etc nos dispositivos.
É um sistema leve e intuitivo de se usar, agraciado por muitas pessoas o melhor sistema, pois é organizado e rápido, tem uma