Habitos 1
Princípios de Visão Pessoal
“Desconheço fato mais encorajador que a habilidade inquestionável do homem para melhorar sua vida através do esforço consciente”.
Tente projetar sua consciência para o alto, em um canto da sala, e olhar para você com a visão da mente, lendo.
Nós não somos nossos sentimentos. O Espelho Social
Se a única visão que possuímos de nós vem do espelho social – do paradigma social em vigor e das opiniões, imagens e paradigmas das pessoas a nossa volta -, nossa noção de personalidade equivale ao que se vê em um espelho maluco de parque de diversões.
São, em geral, mais projeções do que reflexões, pois projetam as preocupações e falhas do caráter das pessoas que despejam as coisas, sem saber realmente como somos.
Na realidade, existem três mapas sociais - três teorias do determinismo amplamente aceitas, independentes ou combinadas, para explicar a natureza do ser humano. O determinismo genético diz que a culpa é dos seus avós. Você sente uma culpa terrível se comete um erro, porque lá no fundo você se "lembra" do roteiro emocional que decorou quando era muito pequeno, dependente e vulnerável. Você se "recorda" das punições emocionais, da rejeição, e da comparação com os outros quando sua performance fica aquém do esperado.
O determinismo ambiental diz basicamente que a culpa é do seu chefe - ou de sua mulher, do filho adolescente respondão, da situação econômica ou da política internacional. Cada um destes mapas se baseia na teoria do estímulo/resposta que associamos mais comumente com os experimentos de Pavlov com cachorros.
Frankl era um determinista, educado na tradição da psicologia freudiana, e postulava que os eventos da infância de uma pessoa, quaisquer que fossem, moldavam o caráter e a personalidade, passando basicamente a governar a vida dela. Frankl era também psiquiatra e judeu. Com exceção da irmã, sua família inteira foi exterminada.
No meio das circunstâncias mais degradantes que se possa imaginar,