sistemas oparacionais
Aula 08
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 08: Estados do processo
Objetivo: Iremos aprender que com a multiprogramação, o processo passa por vários estados durante a sua existência para que o sistema operacional possa gerenciá-los. Nesta aula veremos quais são esses estados e as possíveis mudanças. Introdução
No sistema multiprogramável, um processo não deve alocar exclusivamente a
CPU, pois existe o compartilhamento no uso do processador e demais recursos computacionais. Por esse motivo, os processos alteram-se em diferentes estados ao longo do seu processamento, em consequência de eventos gerados pelo sistema operacional ou pelo próprio processo. Um processo pode passar pelos seguintes estados: •
Novo: ao ser criado.
•
Pronto: o processo encontra-se no estado de pronto quando aguarda para ser executado. O sistema operacional é quem determina a ordem e os critérios para que o processo saia do estado de pronto de acordo com o algoritmo de escalonamento.
•
Em execução: quando o processo está fazendo uso do processador. Os processos se revezam na utilização do processador seguindo uma política de escalonamento determinado pelo sistema operacional.
•
Em espera: quando o processo aguarda por algum evento externo ou por algum recurso computacional de entrada ou saída para seguir com o seu processamento. Por exemplo, pressionamento de uma tecla, ou o clique em um botão.
•
Encerrado: quando o processo é finalizado e destruído pelo sistema operacional. Mudanças de estado do processo
Todo processo muda de