Gestão da manutenção U17
Manutenção correctiva
Trata-se de manutenção não periódica causada por falhas e erros. Trata da correção dos danos atuais e não dos iminentes.
Manutenção preventiva
É toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção não aumenta a confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.
Manutenção melhorativa
É a manutenção que prevê melhorias no projeto ou equipamento, fazendo neste melhorias, adição ou mudanças de funcionalidades.
Plano de Manutenção
O plano de manutenção é um sistema de atribuição de tarefas dentro do departamento de manutenção que coordena: habilidades e o conhecimento dos operadores; trabalho e disponibilidade de equipamentos, materiais ou ferramentas; dados e história dos equipamentos. O seu objectivo principal é aumentar o tempo produtivo dos operadores e diminuir o tempo perdido em deslocações, preparações de material e atrasos. A diminuição do tempo das actividades não produtivas oferece grandes oportunidades de avanço na produtividade da manutenção. No entanto, é importante referir que o tempo gasto na manutenção preventiva e predictiva é considerado tempo produtivo. Este tempo das actividades de controlo, pode ser o mais produtivo, principalmente se a inspecção resultar na correcção de uma potencial avaria futura.
Checklist
Lista de tarefas de manutenção tipicamente derivados através de alguma forma de análise, gerados automaticamente como ordens de trabalho em uma frequência predeterminada.
Exemplos:
TPM (Total Productive Maintenance) Manutenção produtiva total
Consiste num procedimento de administração da manutenção que teve o seu início por volta dos anos 50 e apresentou resultados vivos na economia japonesa na década de 70. A célere ascensão do Japão no cenário mundial à