Sistemas integrados de gestão
Cadeia de valor, abrange o conjunto de atividades realizados em uma empresa, sejam elas primárias (produção, estocagem, logística) ou de apoio (patrimônio, contas a pagar, contabilização). Cadeia de suprimento é o conjunto de diversos processos de negócios e organizações, que abrange desde o usuário final até os fornecedores que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente. E o ERP, permite um controle de toda a empresa, da produção às finanças, integrando e sincronizando todos os departamentos. Ele é dividido por módulos que atendem as necessidades de diversos departamentos. A principal relação entre estes conceitos, está na quantidade de processos e departamentos que cada um alcança, e no tipo de divisão e relação existente entre os diversos departamentos. 2) Quais são as características fundamentais para que um sistema seja considerado um ERP?
Para um sistema ser considerado ERP, ele deve possuir algumas características fundamentais. São elas:
Flexibilidade ele é flexível de forma a responder às constantes transformações das empresas, sua tecnologia cliente-servidor permite operar diferentes bases de dados pelas conexões de base de dados abertas.
Modularidade é um sistema de arquitetura aberta, ou seja, pode usar um módulo livremente, sem que ele afete os demais. Facilita a expansão e adaptabilidade de mais módulos posteriormente e suporta várias plataformas múltiplas de hardware.
Compreensivo está apto a suportar diferentes estruturas organizacionais das empresas, bem como a uma vasta área de negócios.
Conectividade não deve se confinar ao espaço físico da empresa, mas permitir a ligação com outras entidades pertencentes ao mesmo grupo empresarial.
Seleção de diferentes formas de negociação deve conter uma seleção das melhores práticas negociais em todo o