Sistemas fucionais i
01. Conceitue tecido conjuntivo.
Os tecidos conjuntivos são os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo, fazendo a ligação entre as diferentes células e órgãos, mantendo-os unidos e dando suporte mecânico. Ele caracteriza-se por preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhes sustentação e conjunto. Em uma analogia simples, em que os órgãos e células seriam os tijolos de uma parede, o tecido conjuntivo seria como o cimento que os une. Estruturalmente o tecido conjuntivo possui três componentes: células, fibras e substância fundamental.
02. Quais são as variedades do tecido conjuntivo?
As variedades do tecido conjuntivo são: Tecido conjuntivo embrionário: mesenquimal e mucoso.
Tecidos conjuntivos adultos: tecido conjuntivo propriamente dito - frouxo, reticular, adiposo, denso não modelado, denso modelado (colágeno e elástico) e tecido conjuntivo especializado - sustentação (cartilaginoso e ósseo) e sangue.
03. Quais são os componentes básicos do tecido conjuntivo?
Os componentes básicos são: Matriz Extracelular - fibras (colágenas, elásticas e reticulares); substância fundamental amorfa (SFA) e células (fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células sanguíneas)
04. O que é fibra colágena?
São as fibras mais freqüentes do tecido conjuntivo, formada pela proteína colágeno de alta resistência, parecem como estruturas cilíndricas, alongadas e tortuosas. (coloração esbranquiçada). O colágeno do tipo I é o mais abundante, e sua formação considera a montagem de várias unidades de tropocolágeno (sua menor unidade), que se organizam em fibrilas colágenas, que por sua vez se organizam em fibras colágenas.
05. O que é tropocolágeno?
É um polímero formado por três cadeias de polipeptídeos ligadas em conjunto para formar uma estrutura helicoidal.
06. Como é sintetizada a fibrila colágena?
A síntese do colágeno começa nos ribossomos