Fichamento sociologia
MARTINS, Carlos. O Que É Sociologia. 38ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
Objetivo:
Identificar os pensadores da época , como suas idéias influenciaram no surgimento, formação e desenvolvimento da sociologia e como agiram essas idéias na formação de uma sociedade organizada.
Introdução:
O autor Carlos Benedito Martins aborda neste livro , o surgimento,formação e desenvolvimento da sociologia.Tentando relatar de forma clara,mas de forma geral, as suas origens e conseqüências.
Transformações na sociedade é observada ,através das revoluções industrial e francesa e o fortalecimento do capitalismo, pensadores da época alimentam as idéias motivados pelas transformações contidas na sociedade .
Ideia principal:
Durante a queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização capitalista, surge a sociologia como ciência e vem com intuito de compreender a nova sociedade, onde o homem confronta-se com problemas antes inexistentes.Empresários tornando-se detentores das maquinas,terras e ferramentas ,explorando as massas humanas para o seu próprio beneficio.
A pobreza aumentou com a industrialização e quem já era pobre passou a viver em condições subhumanas, onde os patrões não se importavam com as condições de trabalho e pensavam somente na intensificação dos lucros , sem se preocupar com a maneira pelo qual eram obtidos.
O crescimento da industrialização não só encheu as cidades com o êxodo rural,mas a nova forma de vida trouxe muitas conseqüências ,como o aumento da prostituição,suicídio,alcoolismo,infanticídio, criminalidade e entre outros problemas sociais.
Uma nova classe chamada –o proletariado- foi criada pela revolução industrial ,que era formada por trabalhadores da indústria,descontente com as condições de trabalho ,promoveram manifestações e formaram os sindicatos,acreditando que unidos poderiam combater os excessos dos empresários.
O socialismo surge em uma sociedade industrial,onde os empresários