Sistemas financeiros
É primeiro lugar queremos dizer que o tema do trabalho é sistema financeiro em Moçambique.
Mas para estudar o sistema financeiro moçambicano é necessário entender exactamente o que são sistemas financeiros, as suas funções divisões e mais.
Sistemas financeiros em primeiro salientamos o sistema financeiro qualquer que seja ele, gira em torno do aforro e dos investimentos. Definindo exactamente são é o conjunto composto pela legislação financeira, produtos financeiros, mercados financeiros e instituições financeiras que visam essencialmente promover uma intermediação entre os agentes económico, no caso os aforradores e investidores.
Instituições financeiras: instituições que foram criadas com objectivo de tratar de todos assuntos de constituição de organizações, ou melhor, o ramo ou a parte do estado que trata da gerência do lado financeiro do país, promovendo a intermediação entre o aforro e o investidor. Funções
- De modo geral as instituições financeiras visam principalmente: servir de intermédio entre os diversos agentes económicos.
- As instituições financeiras tem como função principal : criar condições para que todos os aforros sejam quais forem o regime e volume que pretendam, investir, os prazos por que querem investir os riscos que estão disposto da situação nacional a nível de instituições financeiras.
Análise dos sistemas em Moçambique
- Instituições Financeiras
Moçambique é um país com um sistema financeiro, embora as instituições fornecedoras não estejam numa situação estática.
Até chegarmos ao nível em que estamos, é necessário salientar que nem sempre as instituição foram como são hoje, observe as alterações:
- Criação em 1989, do programa de realização económicas;
- Separação instuticional e de funções do banco central e de banco de comercialização.
- Reforço do papel do banco de Moçambique como bancos
- Maior eficiência e competividade na penetração de pratica é que são as necessárias;
Mercados