Sistemas estruturais
O conforto acústico se define pela capacidade de derteminados materiais impedir que barulhos e ruídos passem de um ambiente para o outro. Os materiais mais indicados para a realização de um ambiente acusticamente confortável, são os materiais mais pesados, tais como:
· Concreto
· Chumbo
· Vidro, entre outros.
Na creche, por exemplo, deve-se trabalhar o conforto acústico em vários ambientes:
· Berçários, para as crianças descansarem tranquilamente.
Na figura 1.1 temos a demonstração dos vidros como separador dos berços para inibir o som de entrar no berçário.
(Fig. 1.1)
· Salas de atividades, para que as crianças possam se concentrar melhor e com isso desenvolver melhor seu aprendizado.
Na figura1.2 temos um exemplo de uma sala de atividades, onde o isolamento é feito através de vidro bem amplo em uma das paredes, sem fazer com que o ambiente perca sua luminosidade.
(Fig. 1.2)
· Secretaria / Sala de reuniões, para que uma reunião particular não seja ouvida facilmente por quem está em um cômodo próximo.
(Fig. 1.3)
Assim como há a necessidade de isolantes acústicos em alguns ambientes, há também a necessidade em não colocar nenhum tipo em outros, como o pátio coberto.
Com isso o ambiente não fica muito barulhento, e não causa poluição sonora. ( Fig. 1.4
(Fig. 1.4)
A Creche é um equipamento urbano destinado a fornecer serviços de assistência socioeducativa a crianças de zero a quatro anos. Deve basear-se em amplo conhecimento da criança, de sua evolução psicomotora e de sua vida em grupo: o objetivo é pleno desenvolvimento da criança.