acesso e consumo de internet banda larga das familias brasileiras
Login | Faça parte da Comunidade Olhar Digital
Notícias
Vídeos
Olhar Digital
Downloads
Podcasts
Colunistas
Blog da Redação
Contato
Banda Larga vira item de Educação para famílias brasileiras
Por Redação Olhar Digital - em 10/06/2009 às 10h08
Avaliação:
Avaliar:
[Adicionar aos favoritos] Banda Larga Educação Internet
Trânsito parado, semáforos desligados, iluminação pública apagada, pessoas na rua sem poder trabalhar, sem se comunicar com a família ou amigos, cenas de depressão, desespero e agonia. Não é a descrição de um terremoto, tsunami ou o fim do mundo. É o possível retrato do momento em que a Internet parar.
Talvez seja exagero dizer que a Internet mudou tudo, mas é seguro dizer que o comportamento humano, o conhecimento, a rotina diária e a maneira como trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas e com o mundo sentiram a sua pesada influência. Hoje quase tudo está em rede ou é parte integrante da rede. Há algumas semanas foi comemorado o “Dia da Internet” em alguns países. Mas será que aqui no Brasil temos realmente o que “comemorar” com nossos índices de uso, disponibilidade e qualidade dos serviços ofertados de acesso à rede por banda larga?
De acordo com o Relatório Global de Tecnologia da Informação do Fórum Econômico Mundial, de 2009 a 2010, os países da América Latina (representados por Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México) possuem aproximadamente 6% de penetração da conectividade de banda larga e os custos de assinatura são dez vezes maiores do que os preços dos países da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) – considerando Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França e Espanha.
No ritmo atual, ainda vão décadas para que os países da América Latina alcancem os níveis da OCDE: os países da América Latina