Sistemas especialistas
Um sistema especialista (expert system) é um sistema computacional que emula a estratégia de resolução de problemas de um especialista humano. Apesar de que um SE não pode chegar a possuir a capacidade cognitiva de um especialista humano, na ausência deste constitui-se em uma ferramenta importante de resolução de problemas.
Figura 4.1 Sistemas especialistas dentro da IA
As atividades típicas que desempenha um sistemas especialista são as seguintes: Interpretação
Predição
Diagnóstico
Síntese
Planejamento
Monitoreamento
Correção de falhas
Instrução
Controle
4.2 Utilização de sistemas especialistas
Geralmente os SE são utilizados em situações nas quais o especialista humano não está disponível. Porém em alguns casos, ainda com a presença do especialista humano, os SE são úteis:
Em situações de emergência em que o "stress" diminui consideravelmente a capacidade de resolução de problemas dos seres humanos. Por exemplo no caso de operadores de processo diante de alarmes.
Em situações nas quais a velocidade de resolução de problemas é altamente importante. Por exemplo em monitoreamento em tempo real.
Quando deseja-se padronizar ações tomadas por diferentes especialistas humanos. Por exemplo operadores de processo de diferentes turnos atuam de forma diferenciada diante de uma mesma situação, o que pode originar variações no produto final.
Quando comparado com um especialista humano, o sistema especialista tem as seguintes deficiências:
Capacidade de aprendizagem: é natural para o ser humano mas extremamente limitada para a máquina.
Criatividade: o ser humano é criativo diante de situações novas, isso não acontece com a máquina.
Espectro de atuação: abrangente para o ser humano e pequeno para a máquina.
Capacidade de interação com o mundo exterior: o ser humano apresenta uma elevada capacidade de percepção do mundo exterior através de informação visual, auditiva, táctil e olfativa. Para a máquina toda essa capacidade é