Sistemas especialistas
Diretoria Acadêmica
Curso de Administração
Coordenadoria do Curso de Administração
I SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
I ENCONTRO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA SERIGY
29 de Novembro de 2011
SISTEMAS ESPECIALISTAS (SE)
Cleide Pimentel de Jesus, Cleuma dos Santos, Fabiane Santos, Ricardo Meneses e Sidina Telma Maria Pereira dos Santos, Cleriston Santos Silva
Introdução
Desde os primórdios da história o homem tenta imitar a Deus recriando em forma de máquinas aquilo que somos. Várias máquinas hoje conseguem fazer o que nós seres humanos fazemos e o que antigamente parecia impossível, hoje é muito natural. Dentro dessas máquinas encontram-se a chamada Inteligência Artificial (IA).
Os estudos com IA tiveram início oficialmente em 1956, durante uma conferência de verão em Dartmouth College, nos Estados Unidos (PY, p. 01, 2008). A IA já foi temas de vários filmes como AI – Inteligência Artificial, a Trilogia Matrix, o Homem Bicentenário e Eu, Robô. Hoje está presente em muitos equipamentos usados diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo.
A IA está dividida em três áreas de pesquisa relativamente independentes, porém esse trabalho se deterá na área que desenvolve programas que usem o conhecimento simbólico para simular o comportamento dos especialistas humanos. A ideia dessa área é desenvolver programas que possibilitem a utilização dos conhecimentos dos especialistas através de uma máquina que permita o armazenamento e o sequenciamento de informações e a autoaprendizagem, sendo conhecido como Sistemas Especialistas (SE). (JUNIOR, p. 17, 2007)
A presente pesquisa tem por finalidade fazer uma discussão sobre o que são Sistemas Especialistas e sua utilização, vantagens, desvantagens e limitações com o objetivo de mostrar de forma clara a importância destes para os sistemas de informações.
Material e métodos
O levantamento de dados foi realizado a partir pesquisa bibliográfica.