Sistemas especiais
Paladar O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. Os tipos de papilas são: fungiformes, foliáceas, circunvaladas, filiformes, circunvolaformes, filgaformes. São responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias. A anatomia fisiológica encontra-se na cavidade bucal, principalmente na língua onde, na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar.
As vias de transmissão dos estímulos gustativos ao tronco cerebral e daí ao córtex cerebral. Os estímulos passam das papilas gustativas na boca ao tracto solitário, localizado na medula oblonga (bulbo). Em seguida, os estímulos são transmitidos ao tálamo; do tálamo passam ao córtex gustativo primário e, subseqüentemente, às áreas associativas gustativas circundantes e à região integrativa comum que é responsável pela integração de todas as sensações.
Olfato
Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.
A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais – chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.
O local de interpretação de informações olfatórias é em uma região localizada em áreas laterais do córtex cerebral, que constituem o centro olfativo.
O estimulo olfatório passa pela mucosa amarela que é rica em terminações nervosas do nervo olfativo, daí então geram impulsos nervosos que são conduzidos até o corpo celular das células olfativas, de