Testes para Ombro
Para estabelecer um programa de exercícios fisioterapêuticos para comprometimento das funções é preciso considerar características anatômicas e cinesiologicas próprias, assim como o estado da patologia e limitação funcionais impostas pelo acometimento
A região do ombro é um complexo de 20 músculos,3 articulações ósseas: esterno clavicular, acromioclavicular e glenoumeral; 3 articulações superficiais funcionais: escapulo torácica, supra umeral l(subacromial), sulco biciptal que permite a maior mobilidade entre todas as regiões encontradas no corpo. O ombro possui 180° de flexão, abdução e rotação; 60° hiperextensão. Possui 3 graus de liberdade.
TESTES PARA OMBRO
Definições:
Sensibilidade é a proporção dos indivíduos com a doença, que têm um teste positivo para a doença.
Especificidade é a proporção dos indivíduos sem a doença, que têm um teste negativo.
Confiabilidade, Descrição, Teste (% sensibilidade e especificidade)
Manguito rotador /Testes para Supraespinhoso
Teste de Jobe / Can empty test / Teste da lata vazia
Teste contrarresistência para ombro, cujo objetivo é isolar ao máximo a função do m. supraespinhoso, efetuado com o ombro em abdução de 90° e rotação medial máxima num plano de 30° anteriormente ao plano coronal.
Um teste positivo é a dor ou fraqueza no ombro ipsilateral com abdução resistida do ombro, que está em rotação interna, com o polegar apontando para o chão, e para frente ao plano coronal, formando um ângulo de 30 graus.
Sensibilidade: 79%
Especificidade: 38-50%
Testes para Manguito Rotador / Infraespinhoso e redondo menor
Teste do infraespinhoso de Patte
Exclusivo para avaliação do infraespinhoso e / ou redondo menor é feito com o paciente de pé, membro superior abduzido 90 graus no plano frontal e cotovelo fletido 90 graus. Solicita-se ao paciente que resista à força de rotação interna feita pelo examinador. O paciente deve forçar a rotação