Sistemas de Combates Especiais em Navios Tanque (Sistema Central de Gases)
Escola Técnica Estadual Santa Cruz – ETESC
Sistemas de Combates Especiais em Navios Tanque Rio de Janeiro (RJ) Novembro / 2014 Sistemas de Combates Especiais em Navios Tanque (Sistema Central de Gases)
Autor: Luiz Fernando da Silva ramalho
Curso: Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho
Disciplina: Técnicas e Práticas de Prevenção e Combate a Incêndios – TPPCI
Professor: Flávio de Almeida Rego
Rio de Janeiro (RJ) Novembro / 2014
SUMÁRIO
Introdução4
Sistema de gás inerte5
Explosões em navios tanque VLCC6
Tempestade de raios7
A Solução era o gás inerte12
Dois acidentes similares, porém, com desfechos diferentes14Processo industrial16
Manuseio e medidas técnicas (controle das variáveis): volume, vazão, temperatura e produtos17
Aplicações em todos os segmentos industriais18
Nitrogênio20
Uso20
Referências21
27931252306490
INTRODUÇÃO
Breve pesquisa elaborada pelo aluno, do curso Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, da turma 5.104, subsequente, 2º período, da FAETEC – Santa Cruz, identificado na folha de rosto deste documento.
Pesquisa esta, solicitada pelo professor Flávio de Almeida Rego, da disciplina TPPCI, sobre Sistemas Preventivos ou de Combates Especiais na Atividade Petrolífera.
No início do século XX, houve muitos acidentes com explosões e incêndios em navios tanque, com muitas vítimas, por falta de sistemas de prevenção ou combates especiais. Até então, pouco ou nada se sabia sobre gases inertes. Até que os armadores descobriram que o nitrogênio, combinado com outros elementos seria um ótimo agente de prevenção e extinção do fogo.
Iniciaremos a seguir, um breve relato de como tudo teve o seu início, quase que rusticamente, pois, não existiam ainda, indústrias que produzissem o agente em grande escala, como hoje em dia, é claro que, ainda com alguns acidentes, mas de proporções bem menores do que naquele tempo, graças à