Sistemas distribuídos
Faculdade Pitágoras
Prof. Julian Rigo
Definição de SD
"Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede e equipados com um sistema de software distribuído." (Coulouris) "Um sistema distribuído é uma coleção de computadores independentes que aparenta ao usuário ser um computador único." (Tanenbaum)
Definição de SD
Caracteriza-se como sistema distribuído um conjunto de módulos processadores separados fisicamente, que trabalham em conjunto para realizar determinada tarefa. Assemelha-se muito com o conceito de Clusters, na verdade, um cluster é um sistema distribuído.
Definição de SD
Computação distribuída consiste em ... Agregar o poder computacional de diversos computadores ... Interligados por uma rede [de computadores] para ... Processar, colaborativamente, determinada tarefa ... De forma coerente e transparente, ou seja, ... Como se apenas um único e centralizado computador estivesse executando a tarefa A união desses diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, é conhecida como sistema distribuído.
Avanços tecnológicos
Invenção de redes de computadores de alta velocidade (anos 70):
Rede
local (Local Area Network - LAN) Rede global (Wide Area Network - WAN)
Desenvolvimento de microprocessadores potentes (anos 80).
Estado da arte
É relativamente fácil agrupar um grande número de CPUs, conectando-as por uma rede de alta velocidade. Porém, o software para sistemas distribuídos é completamente diferente do software para sistemas centralizados e está apenas começando a se desenvolver.
Exemplos de SD
Uma rede de estações de trabalho em uma companhia; Uma rede de computadores em uma fábrica; Serviços da Internet: e-mail, WWW; Um grande banco com muitas agências, cada qual com um computadores e caixas automáticos.
Tipos de SD
Multiprocessadores X