Sistemas distribuidos
Características:
Os sistemas operacionais implementam mecanismos que asseguram a independência entre processos. Processos executam em cápsulas autônomas A execução de um processo não afeta os outros.
Hardware oferece proteção de memória.
Um processo não acessa o espaço de endereçamento do outro.
Processos, entretanto, interagem e cooperam na execução de tarefas. Em muitos casos, processos precisam trocar informação de forma controlada para dividir tarefas e aumentar a velocidade de computação; aumentar da capacidade de processamento (rede); atender a requisições simultâneas. Solução: S.O. fornece mecanismos que permitem aos processos comunicarem-se uns com os outros (IPC).
IPC - Inter-Process Communication conjunto de mecanismos de troca de informação entre múltiplas threads de um ou mais processos. Necessidade de coordenar o uso de recursos (sincronização). Características desejáveis para IPC * Rápida * Simples de ser utilizada e implementada * Possuir um modelo de sincronização bem definido LPRM/DI/UFES 5 Sistemas Operacionais * Funcione igualmente em ambientes distribuídos * Sincronização é uma das maiores preocupações em IPC * Permitir que o sender indique quando um dado foi transmitido. * Permitir que um receiver saiba quando um dado está disponível . * Permitir que ambos saibam o momento em que podem realizar uma * nova IPC. * Difusão (“broadcast”): o emissor envia a mesma mensagem a todos os receptores. * Produtor-consumidor: comunicação uni-direcional. LPRM/DI/UFES 12 Sistemas Operacionais * comunicação uni-direcional. * Cliente-servidor: cliente controla totalmente o servidor. * Caixa de correio (mailbox): * mensagens lidas por um processo receptor sem que o emissor (um entre vários) possa controlar quem recolhe a mensagem. * Diálogo: dois processos recebem um canal temporário para troca de mensagens durante uma