Sistemas Distribuidos baseados em Objetos
Resumo
A tecnologia Web pode ser utilizada para prover portabilidade para a aplicação. Existe, com efeito, um novo paradigma em computação, cujo foco é a interoperabilidade de objetos (Wallnau, 1998), entendendo-se por interoperabilidade a possibilidade de um programa, em um sistema, acessar programas e dados em outros sistemas (Bernstein, 1996). A tecnologia de distribuição de sistemas baseados em objetos dá a oportunidade de distribuir e globalizar, de forma transparente, uma aplicação, Nós apresentaremos um estudo detalhando a arquitetura deste paradigma, além da concepção de objetos distribuídos introduzindo interfaces de programação que permitem a execução de chamadas remotas para prover as funcionalidades de uma plataforma de objetos distribuídos.
Palavras-chave: Sistemas Distribuídos, NFS, Arquiteturas, Tecnologia web, objetos computacionais distribuídos.
1 Introdução
A evolução da informática nos últimos 25 ou 30 anos, partiu de grandes para pequenos sistemas, e de sistemas localizados e centralizados para sistemas distribuídos. A proliferação de aplicações distribuídas e configuráveis para o usuário, tem se mostrado necessitária de uma centralização das configurações.
A maioria dos sistemas distribuídos baseados em objetos usa um modelo de objeto remoto no qual um objeto é hospedado por um servidor que permite aos clientes remotos fazerem invocações de método.
Sistemas Distribuídos em objetos podem ser entendidos como a agregação de três tecnologias sinergicamente acopladas, a saber: Tecnologia de Objetos, Tecnologia de Distribuição e Tecnologia Web. A combinação do uso destas tecnologias mudou, de maneira fundamental, a forma como esses sistemas são construídos. Objetos são adicionados nas redes e representam unidades de distribuição, movimento e comunicação.
Nos sistemas distribuídos baseados em objetos tudo é tratado como objeto até mesmo os serviços e recursos são objetos que serão invocados