Sistema Distribuído Baseado em Objetos
Resumo. Este artigo tem como principal meta apresentar um estudo aprofundado sobre sistema distribuído baseado em objetos. Nós apresentaremos um estudo detalhando a arquitetura deste paradigma, além da concepção de objetos distribuídos introduzindo interfaces de programação que permitem a execução de chamadas remotas para prover as funcionalidades de uma plataforma de objetos distribuídos.
Abstract. This article has as its main goal to present a detailed study of object-based distributed system. We present a study detailing the architecture of this paradigm, in addition to the design of distributed objects introducing programming interfaces that allow execution of remote calls to provide the functionality of a distributed object platform..
1. Introdução
A evolução da informática nos últimos 25 ou 30 anos, partiu de grandes para pequenos sistemas, e de sistemas localizados e centralizados para sistemas distribuídos. A proliferação de aplicações distribuídas e configuráveis para o usuário, tem se mostrado necessitária de uma centralização das configurações. Além disso, o aumento em potência e complexidade da rede também tem exigido sistemas que possam interligar dois sistemas com padronizações diferentes e por diferentes meios de concepções. A computação distribuída, ou sistema distribuído, é uma referência à computação paralela e descentralizada, realizada por dois ou mais computadores conectados através de uma rede, cujo objetivo é concluir uma tarefa em comum. Um dos paradigmas que consiste nessa concepção, é o paradigma de objetos distribuídos. Em sistemas distribuídos baseados em objetos, a noção de um objeto desempenha papel fundamental no estabelecimento da transparência da distribuição. Em princípio, tudo é tratado como objeto, e serviços e recursos são oferecidos a clientes na forma de objetos que eles possam invocar, o que facilita a transparência e oculta aspectos da distribuição. O objetivo desse sistema é