Tipos De Gramáticas
1. Gramática Normativa:
A Gramática Normativa é aquela que encontramos nas escolas e em cursinhos, e trazem a forma adequada de falar e escrever. É conhecida também com Prescritiva porque dita as regras, normas para o uso correto da linguagem. Privilegia a língua escrita em detrimento da oral e não admite a existência de outra variante que não seja a língua padrão, ou seja, a língua culta.
2. Gramática Descritiva:
A Gramática Descritiva é aquela utilizada pelos estudiosos e tem o objetivo de descrever e registrar determinada variedade dialetal em um determinado tempo (análise sincrônica da língua). Além de analisar qualquer variedade existente, também privilegia a língua oral.
3. Gramática Internalizada:
A Gramática Internalizada é a competência linguística do falante de determinada língua. Essa Gramática seria a responsável pelo conjunto de regras que o indivíduo domina e que permite que ele use a língua de forma satisfatória em sua comunidade.
4. Gramática Contrastiva:
A Gramática Contrastiva é aquela utilizada no ensino de línguas, descreve duas línguas ao mesmo tempo que evidencia os padrões de uma língua na outra. Por isso, também é conhecida como Gramática Transferência. Quando utilizada no ensino da língua materna, mostra os padrões parecidos entre as variedades dialetais.
5. Gramática Geral/Universal:
A Gramática Geral ou Universal é aquela em que há uma comparação do maior número de línguas com a intenção de detectar os fatos linguísticos que podem ser realizados e condições em que podem ocorrer.
6. Gramática Histórica:
A Gramática Histórica é aquela cujo objetivo é o estudo de uma determinada língua, desde o seu surgimento até os nossos dias.
7. Gramática Comparativa:
A Gramática Comparativa dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática Comparativa das línguas