Sistemas de Suporte
SISTEMAS DE SUPORTE: SUPRIMENTO SANGUÍNEO E LIQUIDO CEREBROSPINAL
ITU
2013
O artigo em questão encontra - se dividido em quatro partes, sendo do fluido cerebrospinal, meninges, formação circulação do fluido cerebrospinal e distúrbio clínico do Sistema de fluido cerebrospinal.
Sendo que o sistema do fluido cerebrospinal também chamado de liquido cefalorraquidiano, ou simplesmente liquor, é uma substância aquosa transparente produzida através de um processo de filtração e secreção em cavidades dentro do cérebro chamadas de ventrículos. O mesmo possui uma composição diferente do sangue apropriado para manter o equilíbrio químico do sistema nervoso central que nele esta imerso. Com a finalidade de proteger o cérebro e a medula. No caso da Meninge vista como sistema das membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. A meninge consiste três camadas: a Dura – máter, a Aracnoide e a Pia máter. Tendo como função primária o líquido cefalorraquidiano que tende proteger o sistema nervoso central.
No caso da formação e circulação do fluido cerebrospinal embora uma parte do LCR seja formada por líquido extracelular que vaza para os ventrículos, a maior parte é secretada pelos plexos coroides.
Já o LCR sai dos ventrículos laterais e entra no terceiro ventrículo através dos interventriculares, e vai do terceiro ao quatro ventrículos pelo aqueduto cerebral.
Distúrbios clínicos do sistema de fluido cerebrospinal somam hematomas espidurais e subdarais, hidrocefalia e meningites. Nesse caso tais hematomas são consequência do cérebro. Normalmente, existem espaços potenciais entre a dura e o crânio e entre a dura e a aracnoide. Um fato apresentado é que hemorragia em qualquer desses dois espaços podem causar separação das camadas