Sistemas de separação
Processos de Suprimentos - Prof. Sérgio Moraes
Critérios de Desempenho do Fornecedor
O relacionamento cliente-fornecedor desenvolve a partir de uma atuação do cliente sobre seus fornecedores, procurando atingir um grau de entendimento e confiança mútua até então inexistente. Nesse processo o cliente procurará atuar nos aspectos que possam lhe trazer vantagens competitivas. Assim, fará uma avaliação dos fornecedores e, se for o caso, de seu desenvolvimento, para finalmente chegar à fase de negociação de uma parceria.
Avaliação
São os vários os critérios utilizados pelas empresas para a avaliarem seus fornecedores. De um modo geral, são avaliados os seguintes aspectos:
1- Custo: O cliente verifica e os custos estão compatíveis com o mercado, partindo do princípio de que eles podem e devem ser reduzidos. O cliente deverá dispor de meios para analisar os processos produtivos e a partir dai compor custo e compará-lo com os propostos pelo fornecedor. É a situação em que se trabalha com os denominados preços objetivos. Esse esquema, em princípio, dificulta o relacionamento cliente-fornecedor, mas, à medida que o cliente demonstra a viabilidade do preço objetivo, cabe ao fornecedor procurar consegui-lo, mesmo que, para tal, deva contar com a assessoria e ajuda financeira do cliente comprador.
2 – Qualidade: O relacionamento somente frutificará se o fornecedor dispuser de qualidade. Mesmo que não seja um padrão de qualidade desejável é fundamental que reconheça suas deficiências e esteja disposto a implantar algum programa de melhoria contínua, visando dispor de um sistema da qualidade nos moldes da ISO 9000 ou QS 9000. O cliente comprador deverá dispor de meios para avaliar a qualidade e as melhorias que estão sendo obtidas;
3 – Pontualidade: O fornecedor deverá demonstrar uma cultura de pontualidade em suas entregas. Caso contrário, o relacionamento jamais poderá ser do tipo comakership. A não-pontuaIidade quebrará a