Pedagogia
Grandes transformações estão em marcha com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em 1996. Mudam-se conceitos, reestuda-se a didática e, na base de toda essa revolução, desenha-se um novo perfil para o profissional. O professor, agora, pensa na aprendizagem como forma de modificação social. "Essas alterações levam os docentes a freqüentar cursos de especialização, de formação pedagógica e de compreensão do processo educacional, elevando o patamar do professorado brasileiro", afirma José Faro, diretor do Sindicato dos Professores de São Paulo. Muitas das professoras saídas dos cursos de magistério foram procurar uma faculdade de pedagogia, e hoje tem gente com mestrado ou doutorado lecionando no ensino médio.
A principal transformação que está ocorrendo na área é a mudança de mentalidade. "O trabalho do profissional da educação é mais amplo do que ser apenas professor", acredita a pedagoga paulista Tereza Perez. "Ele deve formar cidadãos e estar atento para o fato de que, na escola, também se ensinam valores - e a cidadania precisa ser exercida desde que a criança é pequenininha."
O mercado
Essa é uma profissão em que não há perigo de desemprego. O aumento da população em idade escolar amplia o número de colégios. Ao mesmo tempo, a concorrência entre as escolar faz com que os professores e os pedagogos mais competentes sejam duramente disputados. Também se alarga o acompanhamento pedagógico de projetos educativos financiados pela iniciativa privada, geralmente em creches e favelas. Crescem ainda as oportunidades nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas.
Salário médio inicial: R$ 634, 00 (licenciatura) e R$ 551, 00 (pedagogia)
Em alta: Escolas particulares
O curso
Tanto licenciatura quanto pedagogia formam educadores. A licenciatura, com muita didática, psicologia do ensino e psicopedagogia, prepara o professor para dar aulas de história, matemática, português etc. Em pedagogia, os focos