sistemas de saude
BRASIL:
O SUS é um sistema com um conjunto de unidades, serviços e ações, que interagem para um fim comum. “Art 196. A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL; 1988).
O artigo 199 da CF/88 da Seção Da Saúde esclarece que “A assistência à saúde é livre à iniciativa privada”, o que explica o aparecimento dos planos e seguros de saúde privados no Brasil a partir de 1988, eles começam tímidos na década de 90 e atualmente já conquistaram cerca de 30% (34 bilhões de pessoas) dos cidadãos brasileiros devido principalmente ao insulamento atual do SUS, há ainda grande disparidade no gasto, que no setor público é de cerca de 25 bilhões de reais e no setor privado é de mais de 34 bilhões de reais.
O SUS tem como desafio reverter a insuficiência de recursos financeiros, usando como estratégia o cumprimento pela União, Estados e Municípios da Emenda Constitucional 29 – determina investimentos progressivos desses vários níveis de governo. Outro desafio é mudar o modelo de atenção à saúde, ou seja, produzir saúde de uma forma mais eficaz e menos onerosa.
Uma pesquisa recente realizada pelo Ibope mostrou que 61% dos brasileiros consideram a saúde como a área mais problemática do país, à frente da segurança e da educação.
ESTADOS UNIDOS:
As esferas municipal, estadual e federal se misturam quanto aos gastos com a saúde pública e cerca de 38% dos gastos são sanados pelo esfera privada. Sistema do tipo pluralista empresarial permissivo, com custos crescentes. Há uma variedade de instituições públicas e privadas. Sistema plural