sistemas de produçãp
Gestão de produção e operações: Gerenciamento estratégico dos recursos escassos, de suas interações e dos processos produtivos, a fim de atender a necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Ainda deve compatibilizar a maximização da eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
Origens:
1. American System of Manufacturing: O fortalecimento do Sistema de Manufatura
Americano se deu em meados do século XIX, com o desenvolvimento de práticas de produção e fortalecimento da força de trabalho, criando assim um modelo sem precedentes ou rivais na gestão industrial de produtos complexos com base tecnológica;
A primeira revolução industrial foi um marco da transformação industrial, devido à crescente mecanização dos processos, que permitiu o desenvolvimento de economias de escala, tornando interessante o estabelecimento de “unidades fabris”.
2. Intercambialidade de peças: Eli Whitney (Século XVII) organizou sua fábrica para receber todo o processo e perseguiu um sistema métrico. Dessa forma, conseguiu cria produtos com poucas variações em tamanho e qualidade.
Operações ao longo do século XX
1. Frederick Taylor: Foi o pioneiro no desenvolvimento de técnicas efetivas de sistematização do estudo e da análise do trabalho. Nesse período, as fábricas que se dedicavam a produção de grandes quantidades necessitavam ser mais eficientes e gerenciáveis. Foi nesse contexto que as ideias de Taylor floresceram. Ele propôs o uso da adminastração científica, que pregava a divisão do trabalho de acordo com as características físicas de cada trabalhador. Em suma, o principal foco de Taylor era a organização do trabalho. Foi a partir desse momento, que teve início o sistema de produção em massa.
2. Indústria automobilística: A produção em larga escala e a intercambialidade de peças produzidas por máquinas, tornaram os EUA, no início do século XX, uma