sistemas de produção
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
SISTEMAS PRODUTIVOS
Disciplina: Introdução a Engenharia de Produção
PROFESSOR: Juliana KurekACADÊMICOS: Cristofer Antunes, Diego Satre dos Santos, Maximilian PereiraCarazinho, Junho de 2013Introdução
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final. Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
A seguir poderemos observar a evolução nos meios de produção buscando compreender a transformação da materia-prima em produto final, identificando os modos, modelos e sistemas de produção.
Conceito
Um sistema pode ser definido como: um conjunto de partes interagentes e interdependentes, ou seja, dinamicamente inter-relacionados, que, juntos, formam um todo unificado, e que efetuam uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos (finalidade do sistema).
Os sistemas são compostos de entradas (inputs), processo de transformação, saídas (outputs) e de um subsistema de retroalimentação / realimentação / feedback sobre todo o sistema.
Ao se estudar um sistema, deve ser estabelecer qual o sistema a ser considerado, ou seja, o foco de estudo: uma empresa como um todo; um procedimento; um setor da empresa.
Os sistemas são formados de sub-sistemas e fazem parte de um sistema maior, denominado ambiente, meio ambiente, meio externo, meio ou entorno do sistema.
3. Modos de Produção
Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, na sua interação, num certo estádio de desenvolvimento. 3.1 - O modo de produção primitivo foi