Sistemas De Produ O Agr Cola Exemplo De Diagnostico
APRESENTAÇÃO
Os procedimentos metodológicos com base na análise de diagnóstico do Estudo da Família e Sistemas Agrários de Produção, no qual foi avaliada uma entrevista quanti-qualitativa com uma família do Assentamento Mártires de Abril localizado em Mosqueiro, ilha distrito de Belém/PA possibilitou caracterizar os diferentes fatores envolvidos no processo. Baseando-se nos modelos de percepção do meio através do enfoque sistêmico, com o intuito de ser melhor compreendido e posteriormente solucionado.
INTRODUÇÃO
Entender a agricultura familiar nos processos em curso de desenvolvimento não é uma questão a ser interpretada de forma linear, ainda mais para estabelecer processos sociais, econômicos e ambientais sustentáveis. Para isso entender a realidade dos diversos espaços rurais em que o segmento familiar está presente passa a ser prioridade, principalmente para se obter as referências da produção agrícola, suas potencialidades e limites.
Optou-se pela pesquisa quanti-qualitativa, pela busca da a integração entre o entrevistador e o entrevistado, pois na Agricultura as situações são complexas e necessitam de métodos multidisciplinares e sistêmicos para serem compreendidos e solucionados.
É o nível dos significados, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores, que se expressa pela linguagem comum e na vida cotidiana que nos possibilita à interpreta melhor os dados, facilitando sua compreensão.
OBJETIVOS
Identificar as estratégias de reprodução econômica dos Sistema de Produção Familiar dentro dos seus diferentes aspectos. Viabilizando o processo de tomada de decisões.
METODOLOGIA
Delimitação do objeto e da área de estudo local
O cenário do estudo foi o Assentamento Mártires de Abril (AMA), localizado na antiga Fazenda TABA, situada na ilha de Mosqueiro, bairro de Sucurijuquara, Distrito Administrativo de Belém, no Estado do Pará. O AMA foi