Sistemas de prevenção á incêndio
COMPONENTES
Componentes Fixos
. Reservatórios de água;
. Tubulações e acessórios;
. Conjuntos motor-bomba;
. Hidrantes;
. Canhões.
Componentes Portáteis
. Mangueiras;
. Divisores, reduções e esguichos;
. Canhões;
. Conjuntos lançadores de espuma.
RESERVATÓRIOS
São tanques, caixas (subterrâneas ou aéreas), fossos, etc., utilizados para guardar uma quantidade de água exclusiva para uso em caso de incêndios. Os elevados mantém a rede constantemente pressurizadas; os ao nível do chão ou subterrâneos, necessitam de bombas de recalque para fornecer a pressão exigida.
A capacidade volumétrica do reservatório é função do tipo e das características das instalações. Deve conter a reserva de água necessária para o combate a incêndio.
INSTALAÇÔES HIDRÁULICAS
As instalações hidráulicas são recursos que as equipes de combate ao fogo, por ocasião dos acidentes dispõe, para possibilitar o controle da situação.
Se a captação é feita de tanque ou cisterna, a extremidade da tubulação deve ser dotada de dispositivo “quebra vórtex”, dispositivo responsável pela sucção da água sem turbulência.
CONJUNTO MOTOR BOMBA
De funcionamento automático ou manual. O acionamento é sempre automático, e é desligado no “Modo manual”.
A bomba centrífuga é o tipo mais usado nos sistemas de combate a incêndio.
Preferencialmente, as bombas devem ter sucção positiva (trabalhar afogada), no caso de sucção negativa, a tubulação de sucção deve ser mantida cheia, através de um reservatório de escorva.
BOMBAS DE RECALQUE
São equipamentos destinados a enviar a água a pontos distantes ou elevados, e fornecer a pressão necessária nos equipamentos. São acionadas por motores elétricos ou à explosão (diesel) acoplados a elas.
ABRIGOS
São caixas confeccionadas em diversos materiais como metal ou fiberglass e que servem para acondicionar mangueiras, esguichos e chaves de mangueira, essas caixas não devem ser trancadas. HIDRANTES
São terminais