Sistemas de Informações – turbinando a evolução de todos.
Nas últimas décadas, a informação tem se tornado o ativo de maior valor para o negócio.
Os sistemas de informação ajudam os negócios a terem mais eficiência e eficácia, além de habilitar vários tipos de negócios.
A dependência sobre a Tecnologia da Informação é uma preocupação atual. De acordo com analistas de mercado, 80% dos processos de negócios rodam usando recursos de TI. Isto mostra que a TI realmente habilita a operação do negócio e qualquer interrupção nos serviços de TI geram impactos negativos.
Como imaginar Bancos, companhias aéreas, E-commerce, grandes mercados, entre outros, sem o uso da TI?
Alguns exemplos de aplicativos que a TI oferecem são usados para inserir dados de clientes, planejar a produção, gerenciar o faturamento, pagamento e etc. Todas essas informações são ativos, isto é, são bens, algo que tem valor de extrema importância para uma empresa. Se uma informação estratégica de uma empresa vaza no mercado e cai nas mãos de pessoas erradas, isso pode gerar algum dano, assim, as empresas estão preocupadas na forma que a TI está armazenando e gerenciando suas informações.
Com a eficiência gerada pelos Sistemas de Informação ganha-se velocidade, se faz da melhor forma, aproveitando melhor os recursos existentes, obtendo uma boa relação custo benefício para chegar a algum lugar. Inevitável afirmar, que as empresas precisam ser eficiente para serem competitivas. Com isso, torna-se possível obter a eficácia, alcançando os objetivos e resultados desejados.
Os Sistemas de Informações habilitam vários tipos de negócios que antes não existiam, por exemplo: os Bancos. Hoje não mais necessitamos ir para as filas dos caixas, para pagar contas, obter saldo, entre outros, pois isto já é possível ser feito pela Internet ou por caixa eletrônico.
Companhias aéreas, E-commerce e grandes redes de supermercados, todos esses modelos dependem dos SI para funcionar e para continuarem