Sistemas de informações contábeis
1.1 Teoria Geral dos Sistemas
Seu objeto é a formulação de princípios válidos para os sistemas em geral, qualquer que seja a natureza dos elementos que os compõem e as relações ou forças existentes entre eles. (BERTALANFFY,1975).
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. (OLIVEIRA, 1990).
O funcionamento de um sistema configura-se com um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamento, saídas).
Conforme PADOVEZE,2000, os sistemas classificam –se em abertos e fechados. Os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo, enquanto os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis.
1.2 Componentes do Sistema
O Sistema existe para a produção a produção de algo, com base nas funções a que ele se destina. Por isso é necessário decompor o sistema em seus elementos ou componentes. Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos do sistema, componentes do sistema, saídas do sistema, administração ou controle e avaliação do sistema.
Conforme OLIVEIRA, 1990, define os componentes de um sistema como sendo:
- Objetivos do sistema;
- Entradas do sistema;
- Processo de transformação;
- Saídas do sistema;
- Controles e avaliação do sistema;
- Retroalimentação, realimentação ou feedback do sistema.
Figura 1. Componentes de um sistema. OLIVEIRA (1990).
1.2.1 Objetivos Totais do Sistema e Medidas de Rendimento
Os objetivos totais do sistema são o ponto mais importante de um sistema. São os que queremos que o sistema nos faça. Também são necessárias algumas medidas precisas e específicas de rendimento do sistema global, a medida de contagem de pontos se o sistema está funcionando bem.
1.2.2 Ambiente do Sistema