SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTABEIS
Atualmente a necessidade de se obter informações exatas e de fácil entendimento e acesso dentro das organizações empresariais ganharam grande importância, tendo em vista que vivemos num mundo de negócios exigente e totalmente globalizado, essas informações em níveis empresariais normalmente servem para tomadas de decisões, e gerenciamento interno nas organizações empresariais. Uma vez que organizações buscam um nível de excelência cada vez maior perante seus acionistas e investidores, cada vez mais a informação gerada pela contabilidade tem tomado grande importância, e essa informação pode ser do tipo gerencial, financeira e fiscal.
Nos dias atuais todas as empresas para obterem o retorno almejado e se manterem no mercado, necessitam de controles eficientes para que os gestores possam estar a par do que está acontecendo, podendo assim, tomar suas decisões em momento oportuno. Neste contexto está inserida a contabilidade que é a responsável pela organização dos documentos referentes às negociações efetuadas pela empresa, assim como o registro de todos os fatos ocorridos no período em consequência destas negociações. E para que a contabilidade possa estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuários necessitam, ela precisa do auxílio de um sistema de informação contábil e das demais ferramentas da tecnologia da informação disponíveis para a empresa.
A INFORMAÇÃO
Para começar a falar de contabilidade como sistema de informação, vamos entender o que é informação e posteriormente avançar, e entender a constituição de um sistema, a informação é nada mais do que um dado que sofreu efeito externo, tendo sido trabalhado e armazenado de uma forma ou linguagem compreensível.
Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, o gestor, profissional ou usuário das informações da empresa, pode tomar decisões equivocadas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos