Sistemas de Informação
c) Planejamento dos recursos de informação (tecnológicos e pessoal).
O diretor de sistemas deve atentar-se e delimitar alguns aspectos relevantes a serem observados na construção do planejamento dos recursos de informação. Basicamente quatro são os itens a serem delimitados, sendo estes quanto à privacidade, a integridade, a acessibilidade e a propriedade. A análise da privacidade deve determinar quais as informações pessoais serão exigidas dos indivíduos, os limites e o tipo de vigilância do empregador com os empregados, quais informações sobre as pessoas devem ser mantidas em bancos de dados e ainda qual o grau de segurança dessas informações. Quanto à integridade desses recursos deve-se definir quem é o responsável pela autenticidade, fidelidade e precisão das informações coletadas, isso se faz necessário para que em caso de algum problema ter-se-á a quem procurar para solução do mesmo. É preciso estabelecer um modo para garantir que as informações serão processadas corretamente e apresentadas com precisão. Deve-se ainda planejar uma maneira de identificar, para desse modo assegurar, se os possíveis erros nos bancos de dados são acidentais ou propositais. Ainda é necessário definir e especificar de maneira clara quem será responsável por erro nas informações e como a parte prejudicada será compensada pelo erro alheio.
O terceiro item, acessibilidade, leva em consideração as restrições ao acesso às informações da empresa. Definir quem serão os usuários que terão o direito de acessar cada tipo de informação bem como determinar quem receberá o equipamento necessário para utilização da mesma. Ainda é importante estipular quais informações uma pessoa ou organização terá o direito ou privilegio de obter.
O ultimo aspecto, e não menos importante, á propriedade dessas informações. Deve-se ter de maneira clara quem deterá a informação, assim como qual será o