Sistemas de Informação
1. RESUMO
“ Quero que cada pessoa do meu time seja empreendedora e que faça de sua atividade do dia-a-dia o seu próprio negócio.”
Eneida Bini
O artigo em estudo trata do empreendedorismo e intra- empreendedorismo feminino em que o caso em estudo é de uma brasileira chamada Eneida Bini, que se tornou presidente da empresa Avon do Brasil, país que representa o terceiro maior mercado da empresa no mundo.
A importância desse caso está em mostrar a capacidade empreendedora da mulher e de reconhecer o seu papel transformador na sociedade. Para tanto, faz-se necessário observar a pratica do processo administrativo, tais como: Planejar, organizar, dirigir e controlar, junto com as potencialidades intra-empreendedoras.
2 . INTRODUÇÃO O empreendedor é uma pessoa que cria um novo negócio em face a risco e incerteza, com o propósito de conseguir lucro e crescimento, através da identificação de oportunidades de mercado e do agrupamento de recursos necessários para capitalizar sobre estas oportunidades (PEREIRA, 1995).
Conforme nossa percepção e de diversos entendidos do assunto, o próximo século estará repleto de um grande número de pequenas empresas. Pelo globo, pessoas de todos os países estarão escolhendo sistemas econômicos ancorados em pequenos negócios altamente produtivos. Esta é a era do empreendedorismo. O ressurgimento do espírito empreendedor é um dos movimentos mais importantes da história recente da administração. Este empreendedor tem introduzido produtos e serviços inovadores, ampliando as fronteiras tecnológicas e criando novas formas de trabalho e aberto novos mercados.
Atualmente, em função das mudanças globais, a preocupação é em relação a como viabilizar o empreendedorismo, em termos de possibilidade de carreira.
Em meados dos anos 70, começou a surgir slogans como “a economia de crescimento” desde então as empresas vêm aumentando e adicionando empregos em todos os países.