Sistemas de informação
São sistemas de apoio a decisão que tem como objetivo apoiar processos de decisão que apresentam problemas de estruturação, eles dão suporte à tomada de decisão dos gestores. Através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle e controle operacional. Possuem características tecnológicas, estruturais e de utilização específicas que os destingem de outros sistemas de informação; executam análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes e de software avançados; executa análise de simulações; executa análise de atingimento de metas; dá suporte às abordagens de otimização, satisfação e heurística. Exemplos:
SOLVER EXCEL – utilitário que utilizamos para pequenos exercícios cuja decisão foi tomada coma a ajuda de programação linear.
STORM – programa de DOS que nos permite ter apoio à decisão segundo vários métodos, nomeadamente programa linear, método PERT para gestão de projetos, métodos para vários tipos de redes .
RISK – utilitário utilizado em conjunto com o Excel que permite a tomada de decisão através de dados probalísticos.
SISTEMA IRRIGA – voltada à apoio de decisão de agricultura irrigada. Ele é composto por vários softwares focados no manejo da água e sistemas de irrigação. Permite o controle do momento adequado para se irrigar, a lâmina, o tempo necessário de irrigação, possibilitando ainda avaliar e definir as condições de água, perdas do sistema de irrigação, entre outros fatores. Disponibiliza, ainda, ferramentas para criação de cenários que auxiliam os gerentes no controle de demanda hídrica, consumo de água e energia, intervalo entre irrigações para qualquer cultura, tipo de solo e sistema de irrigação. O IRRIGA possui um banco de dados climáticos, com cerca de 700