Sistemas de informação estratégicos
Formado para operações estratégicas, apóia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas. Ele é utilizado para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. O SIE representa uma evolução dos Sistemas de Informação mediante a necessidade das empresas em aproveitar o Maximo possível às informações recolhidas e processadas de forma a ganhar suas vantagens competitivas e redefinir os objetivos da empresa, reajustando-se às alterações ambientais.
Num mundo globalizado, as organizações constantemente tentam realizar uma medição do seu nível de indicadores, levando em comparação um mercado ou um setor. Utilizam-se para obter estes dados muitas informações gráficas, amigáveis e normalmente online, onde se observa as articularidades de cada empresa e nível detalhado de cada informação.
O monitoramento do ambiente através do SIE não implica necessariamente no uso de softwares sofisticados. O SIE é um conjunto de praticas e padrões para monitoração do ambiente e migração para uma base mais informatizada, que é a tendência natural devido à grande volume de informações variáveis envolvidas na analise. É importante citar também, que o SIE coleta informações publicadas no ambiente interno e externo da empresa, dentro de um comportamento ético e moral.
As principais características e conceitos chaves do SIE:
- Estabelecer objetivos estratégicos que possam melhorar a posição da organização, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos.
- Avaliação da performance em termos dos objetivos estabelecidos e disponibilização da informação a quem toma as decisões estratégicas.
- Avaliação e gestão do capital intelectual, aptidões e experiência da força de trabalho das organizações.
- Gestão baseada em Atividades, buscando avaliar clientes e projetos nos termos de seus custos e benefícios totais à organização.
Muitas análises previas da