PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Introdução
Os sistemas de informação são os meios pelos quais se coletam e transmitem as informações necessárias para se dirigir uma organização de modo eficaz. A cada ano, crescem os orçamentos destinados aos sistemas de informação e a função acumula, progressivamente, mais operações diárias e o longo prazo, sob sua égide. Isto significa que a importância relativa dos sistemas de informação para o gerenciamento continuará a crescer. A mudança no processamento de dados é um tanto análogo à idéia de que as industrias criaram a contabilidade de custos. O uso eficiente de uma ferramenta com este grau de importância deve ser cuidadosamente planejado. Sendo um recurso incomum, deve ser posto à disposição do grupo que dele possa tirar o maior proveito possível.
Em uma organização, o processamento de dados pode ser usado segundo duas concepções. A primeira, encara os computadores como armas de defesa. Eles representam um meio capaz de subjugar as crescentes espirais de custos na administração, e pelo qual se reúne a aplica a informação necessária para se melhorar a eficiência dos processos de produção; além disso, são a fonte dos relatórios que o gerenciamento utiliza para encontrar e demonstrar seu insight com relação às atividades de organização. Nesta concepção, a verba de operação de cada departamento é sensível à quantidade de recursos e às despesas que o computador acarreta. Também o gerente aloca o computador com discernimento, fundamento em um processo de planejamento que leva em conta o desempenho individual e seu efeito extremo.
A segunda concepção coloca o processamento de dados entre as armas ofensivas da organização. Ele torna possíveis outros produtos que, sem seu auxílio, seriam desconhecidos. A arma ofensiva pode ser “sacada”, por exemplo, para melhorar os serviços mediantes sua superior qualidade de tornar os dados acessíveis.
Essas duas concepções alteram a posição dos computadores no processo de