Sistemas De Gest O Hoteleira
O que são os sistemas de gerenciamento hoteleiro?
Os softwares de gerenciamento hoteleiro, também chamados PMS – Property Management Systems são requisitos básicos na operação hoteleira como eficiência, segurança e rapidez no atendimento. Mesmo não sendo visíveis para os hóspedes, os softwares são imprescindíveis para os meios de hospedagem de qualquer porte, pois neles são registrados todos os cadastros de clientes, tanto individuais como empresas e agências de viagens, controle de disponibilidade e tarifas e contas de clientes.
Além disso, um bom PMS deve fornecer relatórios práticos, precisos e confiáveis, permitindo assim a análise de situação e de performance do empreendimento, tanto no Front Office (recepção e governança), como no Back Office (contabilidade, faturamento, cash flow, eventos, etc.), tudo de forma ágil e segura.
FACILIDADES E IMPORTÂNCIA.
Hoje em dia é praticamente impossível pensar na operação hoteleira sem o software, pois desde a inclusão de uma reserva até o check-out, todos os passos são monitorados por esse aplicativo. E como a automação se tornou uma importante ferramenta para os hotéis controlarem custos, existe a necessidade de aprimoramento constante dos softwares para garantir o máximo de conforto dos hóspedes e o controle e segurança na operação hoteleira.
Exemplo de software para gestão hoteleira: Já existe uma importante rede internacional operando no Brasil que utiliza um moderno software para controlar o consumo no frigobar lançando automaticamente essa bebida na conta do cliente. O serviço de reposição de bebidas nos frigobares fica extremamente simplificado, pois basta tirar uma listagem de consumo para saber em quais apartamentos houve consumo.
“O software só não é mais importante que o hóspede, pois sem ele não precisamos de software que reúne toda informação sobre a hospedagem, faturamento, contas a pagar, almoxarifado, sugestões dos hóspedes e políticas de vendas podem ser armazenada nestes softwares. Eu diria