Sistemas de equações do primeiro grau
Surgimento de sistemas de equações na histórica da Matemática :
Segundo Eves, na história da Matemática ocidental antiga foram poucas aparições de sistemas de equações lineares. De acordo com o autor esse assunto mereceu maior atenção no oriente. Os chineses representavam os sistemas de equações lineares por meio de seus coeficientes escritos com barras de bambus sobre quadrados de um tabuleiro. Foi desta forma que esses matemáticos descobriram o método de resolução por eliminação que consiste em zerar coeficientes utilizando-se de operações elementares. Segundo Luccas, “os matemáticos indianos realizaram importantes trabalhos relacionados principalmente à produção algébrica, dentre eles destacamos o trabalho desenvolvido por Brahmagupta”.
De acordo com Luccas, citando Lintz, Brahamagupta (598 – 668) matemático indiano criou um método de resolução de equações simultâneas. Trata-se de um método que podemos chamar de Método da Eliminação sucessiva de incógnitas. A resolução de sistemas do 1º grau já era conhecida há algum tempo; no entanto, quando se tratava de equação do 1º grau com várias incógnitas, a solução não era tão comum assim, o que dá relevância ao método produzido por Brahmagupta para sistemas desse último tipo. Tal método consistia basicamente na eliminação sucessiva das várias incógnitas
Introdução às equações de primeiro grau Para resolver um problema matemático, quase sempre devemos transformar uma sentença apresentada com palavras em uma sentença que esteja escrita em linguagem matemática. Esta é a parte mais importante e talvez seja a mais difícil da Matemática.
Sentença com palavras Sentença matemática
2 melancias + 2Kg = 14Kg 2 x + 2 = 14 Normalmente aparecem letras conhecidas como variáveis ou incógnitas. A partir daqui, a Matemática se posiciona perante diferentes situações e será necessário conhecer o valor de algo desconhecido, que é o objetivo do estudo de equações.
Equações do