Sistemas de baixa expansão de espuma
Uma aplicação onde o sistema de alta expansão é particularmente útil é no controle de incêndios em GLP reduzindo a realimentação pelo calor das chamas e a taxa de vaporização.
Essencialmente a diferença entre espumas de alta e baixa expansão é dada pela razão de expansão, que indica a quantidade de espuma gerada a partir de uma dada quantidade de solução.
Por exemplo: uma taxa de expansão de 8:1 quer dizer que 800 galões (~ 3028 litros) de espuma são gerados a partir de 100 galões (~ 379 litros) de solução.
Com base neste parâmetro podemos classificar as espumas em:
- As espumas de baixa expansão vão de razões de 2:1 até 20:1.
- Espumas de expansão média variam de razões de 20:1 para 200:1.
- Enquanto as razões para espumas de alta expansão variam de 200:1 para 1000:1.
Um sistema típico de espuma de alta expansão consiste de 4 componentes principais: LGE - Liquido Gerador de Espuma (1). Tanque tipo diafragma (2) para armazenagem do LGE dimensionado conforme a aplicação, um proporcionador de espuma (3) e um ou mais geradores de espuma de alta expansão (4). Este sistema básico opera somente a partir da pressão da água.
Água entra no tanque onde envolve o diafragma interno, a pressão da água força o LGE que está dentro da bolsa formada pelo diafragma através de tubos perfurados colocados no centro do tanque em direção à saída desta tubulação de coleta do LGE de onde é direcionado para