prevenção deperdas segurança do trabalho
Para bombeiros e brigadistas
Índice
Índice
3
Introdução
4
Espuma de combate a incêndio
5
Como é formada a espuma
7
Características das espumas
7
Guia básico para espuma
8
Tipos de LGE
9
Compatibilidade
11
Técnicas de aplicação de espuma
12
Dosagem
14
Taxas de aplicação
17
Espuma para classe A
20
Espumas de alta expansão
21
Segurança pós-incêndio
22
Esguichos para espuma
23
Sistemas proporcionadores
24
A - Proporcionador tipo PL
24
B - Sistema Fire Dos
26
C - Sistema de pressão balanceada por tanque diafragma
27
D - Sistema de pressão balanceada por bomba
28
Glossário
29
3
Introdução
Atualmente os bombeiros e brigadistas têm encarado um número cada vez maior de incêndios e acidentes causados por líquidos inflamáveis e vapores de alto risco em várias situações, tais como: acidentes de trânsito, desastres de trem, incêndios em plataformas, tanques de armazenagem, acidentes industriais, entre outros.
Esse guia tem como objetivo mostrar as características básicas e os tipos de Líquidos Geradores de Espuma existentes, assim como uma série de técnicas apropriadas de aplicação. Utilizando esse guia como referência, você vai reconhecer as vantagens e as limitações de vários tipos de LGE e equipamentos disponíveis, e o mais importante, fazer a melhor escolha de acordo com a necessidade.
Trataremos aqui de acidentes de pequeno porte, que são muito mais comuns que os acidentes em grandes refinarias, por exemplo, onde se é necessário estratégias especiais e utilização de equipamentos e sistemas específicos. A Kidde está na vanguarda da indústria de proteção e combate a incêndios, desenvolvendo soluções inovadoras para o mercado. Possuímos a mais completa linha de equipamentos ligados aos sistemas de combate a incêndio por espuma, dentre os quais destacamos:
• A mais completa linha de LGE;
• Sistemas de